Projecto


"Olhares Escondidos" é um projecto de matriz social que incide sobre as crianças do Instituto Português de Oncologia, Serviço de Pediatria. Este projecto pretende dar ênfase a valores sociais como igualdade e cooperação e mostrar a importância das actividades de Animação Sociocultural no tratamento destas crianças e no seu processo de socialização. Este projecto realizar-se-á no dia 30 de Maio de 2008, terá lugar no espaço Lions do Instituto Português de Oncologia e é da responsabilidade dos alunos do 3º ano do curso de Animação Sociocultural.

Como o próprio nome indica "Olhares Escondidos" remete-nos para uma realidade sofrida, em que os olhares das crianças se mostram tristes.

"Mais importante que saber qual o tipo de doença que a pessoa sofre, é conhecer essa pessoa que sofre essa doença" (Hipócrates)


terça-feira, 20 de maio de 2008

A Terapia do Sorriso

Desde muito cedo que estamos habituados a ouvir «rir é o melhor remédio». Mas este conceito nunca foi levado tão a sério como nos últimos tempos. Está comprovado através de estudos médicos, e com resultados surpreendentes, que o riso funciona como uma terapia complementar que auxilia na melhoria do estado emocional e orgânico.
Cientificamente o riso é visto como um estimulador, este é responsável por mandar a ordem ao cérebro, através do hipotálamo, que sintetiza as endorfinas, mais precisamente as betas endorfinas. Estas substâncias, que são produzidas nos momentos de bom humor e consequentemente do riso, são analgésicas, similares às morfinas, mas com potência cem vezes maior.
O sorriso, riso ou gargalhada propicia um relaxamento corporal que se estende por todo o corpo, dando a sensação de bem-estar físico, mental e emocional.
Hoje em dia alguns hospitais já investem em entretenimento para elevar o estado de espírito dos pacientes, visto que o ânimo, a coragem, a força e a vontade de viver ajuda em muito na recuperação do doente.