Projecto


"Olhares Escondidos" é um projecto de matriz social que incide sobre as crianças do Instituto Português de Oncologia, Serviço de Pediatria. Este projecto pretende dar ênfase a valores sociais como igualdade e cooperação e mostrar a importância das actividades de Animação Sociocultural no tratamento destas crianças e no seu processo de socialização. Este projecto realizar-se-á no dia 30 de Maio de 2008, terá lugar no espaço Lions do Instituto Português de Oncologia e é da responsabilidade dos alunos do 3º ano do curso de Animação Sociocultural.

Como o próprio nome indica "Olhares Escondidos" remete-nos para uma realidade sofrida, em que os olhares das crianças se mostram tristes.

"Mais importante que saber qual o tipo de doença que a pessoa sofre, é conhecer essa pessoa que sofre essa doença" (Hipócrates)

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Descrição da população

O grupo no qual vai incidir o projecto tem aproximadamente 30 crianças, as idades destas oscilam entre os 2 anos e os 12. É um grupo heterogéneo e flutuante, portando apresenta diferentes características, como a idade, o sexo, a classe social, a origem, entre outros. É flutuante, uma vez que, os elementos vão-se alternando mediante a necessidade de fazer consulta ou tratamento.
Cada criança é acompanhada por uma familiar, desta forma as actividades serão concebidas para proporcionar a participação não só das crianças como também dos acompanhantes.