Projecto


"Olhares Escondidos" é um projecto de matriz social que incide sobre as crianças do Instituto Português de Oncologia, Serviço de Pediatria. Este projecto pretende dar ênfase a valores sociais como igualdade e cooperação e mostrar a importância das actividades de Animação Sociocultural no tratamento destas crianças e no seu processo de socialização. Este projecto realizar-se-á no dia 30 de Maio de 2008, terá lugar no espaço Lions do Instituto Português de Oncologia e é da responsabilidade dos alunos do 3º ano do curso de Animação Sociocultural.

Como o próprio nome indica "Olhares Escondidos" remete-nos para uma realidade sofrida, em que os olhares das crianças se mostram tristes.

"Mais importante que saber qual o tipo de doença que a pessoa sofre, é conhecer essa pessoa que sofre essa doença" (Hipócrates)


sexta-feira, 30 de maio de 2008

Objectivos

- Oferecer actividades diversificadas, proporcionando momentos de prazer e distracção;

- Promover diferentes formas de interacção e entreajuda;

- Proporcionar situações que levem as crianças e os pais a abstrairem-se da realidade no espaço lúdico;

- Participação e interacção das crianças, pais, educadores e animadores;

- Desenvolvimento da criatividade individual e da capacidade de trabalhar em grupo.

Numa sociedade individualista, este projecto aposta no respeito pelo outro através da cooperação, da intervenção e da socialização.

Metodologia

Um dos princípios fundamentais de actuação em Animação Sociocultural é a utilização da denominada “metodologia de projecto” nas intervenções. Entre outras coisas, tal significa que as actuações devem ser devidamente fundamentadas e justificadas numa análise da realidade onde se pretende intervir. Significa, também, que as actividades que se implementam e as metodologias que se utilizam não constituem um fim em si mesmas, mas antes meios de atingir objectivos previamente estabelecidos.
Neste projecto existiram vários métodos utilizados considerados importantes, como o conhecimento da população e das suas necessidades, a investigação acerca da instituição e da doença - cancro e os objectivos pretendidos com este projecto também foram desde logo determinados.
Depois de feita toda a investigação necessária, deliberamos as actividades que cogitamos serem apropriadas para a situação e para os objectivos que nos propusemos alcançar.
A criação de "cantinhos" (pequenos ateliers) com actividades manuais diversificadas, tais como pintura, moldagem de balões, construção de brinquedos e jogos de cooperação foram o meio/método para alcançar os objectivos determinados.