Projecto


"Olhares Escondidos" é um projecto de matriz social que incide sobre as crianças do Instituto Português de Oncologia, Serviço de Pediatria. Este projecto pretende dar ênfase a valores sociais como igualdade e cooperação e mostrar a importância das actividades de Animação Sociocultural no tratamento destas crianças e no seu processo de socialização. Este projecto realizar-se-á no dia 30 de Maio de 2008, terá lugar no espaço Lions do Instituto Português de Oncologia e é da responsabilidade dos alunos do 3º ano do curso de Animação Sociocultural.

Como o próprio nome indica "Olhares Escondidos" remete-nos para uma realidade sofrida, em que os olhares das crianças se mostram tristes.

"Mais importante que saber qual o tipo de doença que a pessoa sofre, é conhecer essa pessoa que sofre essa doença" (Hipócrates)

terça-feira, 27 de maio de 2008

Acreditar

A Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro - é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que pretende ajudar as crianças e as respectivas famílias a superar os diversos problemas que se colocam a partir do momento em que é diagnosticado o cancro, contribuindo para fomentar a esperança.
Há, de facto, razões para fundamentar essa esperança, actualmente, cerca de 70% dos cancros infantis podem ser totalmente curados e a cada dia que passa registam-se progressos na luta contra a doença.
A Acreditar vive essencialmente dos apoios dos seus associados e amigos, do trabalho voluntário e de um reduzido corpo de pessoal administrativo que asseguram a sua gestão corrente.
O seu trabalho reparte-se por núcleos regionais: Norte (Porto), Centro (Coimbra), Sul (Lisboa) e Madeira (Funchal), correspondentes aos centros urbanos onde existem hospitais de oncologia pediátrica.
A Acreditar é membro fundador da ICCCPO (Confederação Internacional das Associações de Pais de Crianças com Cancro).
O objectivo principal desta instituição é a melhoria da qualidade de vida das crianças com cancro e das suas famílias para que se sintam apoiadas e possam resolver os seus problemas.