Projecto


"Olhares Escondidos" é um projecto de matriz social que incide sobre as crianças do Instituto Português de Oncologia, Serviço de Pediatria. Este projecto pretende dar ênfase a valores sociais como igualdade e cooperação e mostrar a importância das actividades de Animação Sociocultural no tratamento destas crianças e no seu processo de socialização. Este projecto realizar-se-á no dia 30 de Maio de 2008, terá lugar no espaço Lions do Instituto Português de Oncologia e é da responsabilidade dos alunos do 3º ano do curso de Animação Sociocultural.

Como o próprio nome indica "Olhares Escondidos" remete-nos para uma realidade sofrida, em que os olhares das crianças se mostram tristes.

"Mais importante que saber qual o tipo de doença que a pessoa sofre, é conhecer essa pessoa que sofre essa doença" (Hipócrates)


terça-feira, 1 de abril de 2008

Diário de bordo

4 de Abril
Organização dos grupos na unidade curricular - Projecto
8 de Abril - Reunião de grupo
O grupo reuniu pela primeira vez para definir a Instituição, depois de debatermos chegamos a um consenso - Instituto Português de Oncologia de Lisboa, serviço de pediatria.

10 de Abril - Reunião de grupo
Elaboração do email de grupo e do respectivo blog.
14 de Abril
Primeira visita ao Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil, Serviço de Pediatria, conhecimento das instalações e conversa com a educadora Rosário.
16 de Abril - Reunião de grupo
O grupo elaborou uma carta formal para o director do serviço de pediatria do Instituto Português de Oncologia de Lisboa a fim de pedir a sua autorização para a realização do projecto. O grupo trabalhou alguma informação para publicar no blog.
18 de Abril
Plenário.

21 de Abril
Visita ao serviço de pediatria e conversa com as educadoras para saber quais as necessidades das crianças, e à biblioteca do hospital para recolha de informação como o historial da instituição.

22 de Abril - Reunião de grupo
Envio da carta ao professor para correcção. Definição de alguns objectivos e metologias pretendidas com este projecto. Organização e planificação de tarefas. Aperfeiçoamento do blog.

23 de Abril
Ida ao serviço de pediatria e conversa com a educadora Rosário para mais recolha e aprofundamento de informação.
24 de Abril - Reunião de grupo
Envio da carta ao director de serviçao de Pediatria. O grupo debateu algumas ideias sobre o projecto.
28 de Abril
Visita ao serviço de pediatria e conhecimento das actividades desenvolvidas por outros profissionais.

29 de Abril - Reunião de grupo
O grupo debruçou-se numa pesquisa mais aprofundada acerca do cancro e dos seus malefícios, com uma preocupação acrescida em entender quais os sentimentos que assombram as crianças e os pais e também as limitações que a doença pode provocar.
30 de Abril
Resposta do pedido de autorização para a realização do projecto.

2 de Maio
Plenário.

5 de Maio
Visita à Biblioteca do Hospital e recolha de mais informação.

12 de Maio
Visita ao serviço de pediatria para desta forma começarmos a manter algum à vontade no local.
13 de Maio - Reunião de grupo
Dedicamos este tempo a trabalhar informação para publicar no blog.
15 de Maio - Reunião de grupo
O grupo melhorou a blog e a informação contida no mesmo. Procura e consulta de informação na biblioteca da escola e na biblioteca municipal.

16 de Maio
Plenário
20 de Maio - Reunião de grupo
O grupo reuniu para conversar sobre a importância das estratégias a ter em conta na realização deste projecto.
26 de Maio
Visita ao serviço de pediatria e à Associação Acreditar. Conversa com a educadora Rosário para definir alguns promenores acerca da apresentação do projecto no próximo dia 30.
27 de Maio - Reunião de grupo
Melhoramento do blog. Esclarecimento entre o grupo sobre as actividades a realizar no próximo dia 30. Delineação de tarefas.
30 de Maio
Realização do Projecto "olhares escondidos"